Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Ciências de Alimentos (PPC) foi criado no ano de 2010 no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Com o objetivo de formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento na área de ciência e tecnologia, no ato de sua criação, o curso foi recomendado pela CAPES com conceito 4 para Mestrado e Doutorado, e no quadriênio 2013 – 2016 teve seu conceito elevado para 5. De acordo com a última avaliação do quadriênio 2017-2020, o programa retornou ao conceito 4, sendo o atual.
Desde sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos mostra que a iniciativa da UEM foi acertiva, uma vez que neste período o programa já apresentou resultados significativos tanto na formação de recursos humanos quanto na publicação de artigos científicos.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos, assimilado à sua multidisciplinaridade - a qual pode ser comprovada pela lista de projetos e pelas características de seu corpo docente - atuação nas áreas de aproveitamento de resíduos, no setor energético, além de ambiental, o programa também possui forte atuação em áreas tecnológicas como desenvolvimento de alimentos funcionais, modelos animais de expressão gênica para estresse ambiental e alimentar, melhoria da qualidade de vida através dos alimentos, especialmente com estudo de antioxidantes naturais entre outras linhas na fronteira da ciência.