Biofilmes em Alimentos
Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos |
PROGRAMA DA DISCIPLINA |
Código e nome da disciplina: Biofilmes em alimentos |
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Créditos |
Carga Horária Total: 30 |
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Total 02 |
Práticos 00 |
Teóricos 02 |
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Professores Responsáveis: Benicio Alves de Abreu Filho e Jane Martha Graton Mikcha |
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Departamento: Departamento de Ciências Básicas da Saúde e Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina |
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Observação: |
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EMENTA: Fundamentos que regem a formação de biofilme, suas implicações na área de alimentos e os principais métodos de detecção e controle. |
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PROGRAMA: 1- Introdução ao estudo de biofilmes 2- Biofilme: estratégias de crescimento e sobrevivência 3- Desenvolvimento de biofilmes em superfícies inertes 4- Microrganismos formadores de biofilmes de importância na área de alimentos 5- Técnicas de estudo e cultivo de biofilmes in vitro 6-Métodos de controle de biofilmes. |
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BIBLIOGRAFIA:- Blaschek H. P., Wang, H. H., Agle, M. E. Biofilms in the Food Environment. IFT Press. 2007. Bridier, A., Sanchesz-Vizuete, P., Guilbaud, M., Piard, C., Naïtali, M., Briandet, R., 2015. Biofilm-associated persistence of food-borne pathogens. Food Microbiology 45, 167-178. Cappitelli, F., Polo, A., Villa, F., 2014. Biofilm formation in food processing environments is still poorly understood and controlled. Food Engineering Reviews 6, 29-42. Shi, X., Zhou, X., 2009. Biofilm formation and food safety in food industries. Trends in Food Science & Technology 20, 407-413. Steenackers, H., Hermans, K., Vanderleyden, J., De Keersmaecker, S.C.J., 2012. Salmonella biofilms: An overview on occurrence, structure, regulation and eradication. Food Research International 45, 502–531.- |
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Critério de avaliação:
1a nota: será atribuída a uma nota referente à participação dos alunos em sala de aula, valendo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) e peso 1.
2a nota: será atribuída a seminários, valendo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) e peso 1.
Nota média final: será a média aritmética simples das duas avaliações.